UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/08/2010 - 18h00

Governo inicia programa de educação financeira em escolas a partir de segunda

SÃO PAULO – O tema educação financeira chegará às escolas por uma iniciativa do governo a partir da próxima segunda-feira (9), quando alunos de Ensino Médio de 450 instituições da rede pública terão as primeiras aulas do projeto-piloto do Programa Educação Financeira das Escolas.

Nesta primeira etapa do projeto, elaborado pelos órgãos reguladores do Sistema Financeiro Nacional, estão escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Distrito Federal, Ceará e Minas Gerais. A estimativa é que se chegue a 900 escolas inseridas no projeto.

Vida financeira

A educação financeira não será tratada como disciplina, mas como um tema transversal em matérias como português, sociologia e matemática, com o objetivo de ensinar os alunos a planejar o futuro e a tomar decisões de consumo, poupança e investimento de forma consciente.

De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o programa pretende fazer do jovem um protagonista de sua vida financeira, desenvolvendo atitudes consistentes com seus objetivos.

Um cuidado tomado pelo programa foi o de não estimular o crescimento de um segmento de mercado em particular, tampouco incentivar o uso de determinado produto financeiro, por isso foi usada uma abordagem técnica e imparcial.

Forma de ensinar

O material didático é composto por livro e caderno do aluno, bem como por um livro do professor, juntamente com material de sensibilização produzido por entidades parceiras do projeto piloto, como o portal www.vidaedinheiro.gov.br.

Por meio dele, professores terão acesso à capacitação à distância e receberão acompanhamento para esclarecimento de questões financeiras ou pedagógicas, por meio de uma tutoria especializada.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host