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05/08/2010 - 13h46

Inadimplência: índice de cobrança digital tem aumento de 12% em julho

SÃO PAULO - A cobrança de consumidores inadimplentes por meio da internet apresentou alta de 12% entre junho e julho, segundo revelam dados do Índice CMA de Cobrança Digital, divulgado na quarta-feira (4).

De acordo com o levantamento, em julho, foram 1,936 milhão de documentos de cobrança enviados, contra 1,730 milhão um mês antes.

Do total em julho, 1,5 milhão foram enviados por e-mail, número 14,5% mais alto do que o 1,310 milhão de cobranças no sexto mês do ano. Já as comunicações por fax, mídia que atende a um perfil de clientes fora da rede, aumentaram 3,90% no período, de 420 mil para 436 mil.

“Acreditamos que são diversos os fatores que favorecem o uso do e-mail, como, por exemplo, o baixo custo e a agilidade, frente à mídia impressa e postada, depois a discrição caracterizada pelas comunicações direcionadas aos e-mails pessoais, que do lado do cliente cria uma condição favorável para que se reporte em atendimento a uma chamada para negociação no momento mais apropriado”, explica o gerente da CMS Comunicação, Narciso Souza.

Inadimplência

Ainda de acordo com a CMA Comunicação, autora do sistema de envio de cobranças digitais, o aumento no índice reflete a alta na inadimplência, que, segundo dados do SPC Brasil, foi de 5% em julho.

Para os analistas, o crescimento das taxas de cartão de crédito e cheque especial, por conta do aumento da Selic para 10,25% ao ano, é apontado como o principal responsável pela alta da inadimplência.

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