UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 10h32

Mais de 7,2 mi de notas fiscais paulistas foram doadas a entidades sociais

SÃO PAULO – No primeiro trimestre deste ano, mais de 7,2 milhões de notas fiscais de consumidores paulistas que não informaram o número do CPF ou do CNPJ foram doadas a entidades sociais, por meio do programa Nota Fiscal Paulista.

Desde maio do ano passado, quando o programa passou a favorecer as entidades, até dezembro, os consumidores encaminharam 8,2 milhões de notas às entidades. Esse número poderia ser bem maior, se todos os consumidores que não informam o número do documento no momento da compra doassem as notas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, cerca de 72% das notas no estado paulista ainda são emitidas sem o número do CPF ou do CNPJ. "Ao invés de jogar a nota fora, ele [consumidor] pode facilmente dar sua contribuição nessa corrente de solidariedade”, afirmou, por meio de nota, o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Delben Leite.

Mas, como ajudar?

Os consumidores que não quiserem participar do programa Nota Fiscal Paulista não precisam jogar a nota fiscal no lixo ou deixar de exigir o documento. Basta encaminhá-la a uma entidade social que esteja cadastrada no programa.

Para saber quais participam, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda (www.nfp.fazenda.sp.gov.br). Ao todo, mais de 3,2 mil entidades estão cadastradas no sistema.

Além da doação direta para a entidade, o consumidor tem outra opção para ajudar. Ele pode entrar no sistema e cadastrar a nota em favor da entidade. Além disso, para aqueles que participam do programa, ou seja, que fornecem o número do CPF ou do CNPJ, é possível ajudar. Basta aguardar a liberação dos créditos e depois repassá-los para a entidade, sem limite de valor.

Entidades

Para poder ser beneficiada, a entidade social deve ter cadastro no Sistema Pró-Social, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Depois, elas devem se inscrever no sistema da Nota Fiscal Paulista.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host