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06/08/2010 - 11h45

BB terá de implantar call center para dar suporte aos clientes da Nossa Caixa

SÃO PAULO – Nesta semana, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a venda da Nossa Caixa ao Banco do Brasil. Contudo, ficou acordado que o BB deverá ampliar o atendimento aos clientes da Nossa Caixa para informá-los sobre a portabilidade.

De acordo com a decisão do Cade, o Termo de Compromisso de Desempenho foi firmado com o objetivo de reduzir os custos de troca para os clientes dos municípios onde se observou elevada concentração do mercado.

O conselho verificou que a fusão entre os bancos resultará em uma concentração de mercado superior a 40% em 157 cidades.

Concorrência

Para estimular a concorrência bancária nas localidades onde a fusão resultou em concentração de mercado, o Cade determinou que algumas ações devem ser implantadas pelo BB em prol dos clientes, a fim de facilitar o acesso à informação.

Para tanto, no Termo consta o compromisso do banco de criar um call center gratuito para os clientes dessas localidades. “Esta equipe não poderá nem estimular e nem dissuadir o cliente a portar”, afirma o Cade, no Ato de Concentração que aprovou a fusão.

Segundo o termo, os clientes da Nossa Caixa que queiram portar o crédito, cadastro ou conta para o BB deverão ter todo o suporte do banco por meio do call center, que deverá contatar a agência da qual o cliente pretende migrar, de modo que seja providenciada toda a documentação necessária para isso.

Os clientes serão informados sobre o serviço, quando disponibilizado, por meio de comunicado. Procurado, o Banco do Brasil informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que concorda com o termo e que já estuda a implantação do serviço, que ainda não tem data para entrar em vigor.

Fusão

Em novembro do ano passado, o BB adquiriu cerca de 71,25% do capital social e votante da Nossa Caixa. A operação foi autorizada pelo Cade.

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