UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/08/2010 - 07h18

BofA ML lista sete carteiras com diferentes estratégias para ações dos emergentes

SÃO PAULO – Iniciado o mês de agosto, o Bank of America Merrill Lynch divulgou suas carteiras para os mercados emergentes globais – os GEM -, com opções de portfólios para diversos tipos de estratégia, que vão desde growth e value investing até ações small caps e com foco no momentum dos ativos.

Os analistas Carrie Zhao e Girish Nair compilaram sete carteiras com diferentes estratégias – confira mais sobre a metodologia delas abaixo. Cada uma delas conta com quatro ações brasileiras, sete chinesas, cinco sul-coreanas, três indianas e três papéis de Taiwan, além de um ativo de México, Rússia e África do Sul.

Todas as ações listadas nestes portfólios são “neutralizadas”: ou seja, não consideram a recomendação (overweight, neutra ou underweight) do banco nem ao país nem ao setor.

Além disso, há outras sete carteiras que seguem as mesmas estratégias, mas apontam as top 25 ações dos GEM em geral, sem o mesmo número de ações por país – e até sem os mesmos países – entre as carteiras. Nesse caso, são consideradas as recomendações dos países e dos setores. Em todas as 14 carteiras, só entram ações com determinações mínimas de liquidez, valor de mercado e critérios de cobertura estabelecidos pelo BofA ML.

No mês de julho, os portfólios com melhor desempenho foram “qualidade” e “dividendos”, o que sugere, de acordo com o banco, que os investidores se tornaram mais cautelosos e não estão, de modo geral, posicionados para um rali cíclico. “Interessante notar que as estratégias de risco também tiveram boa performance em julho, o que indica que os investidores também estão mais especulativos”, escrevem os analistas.

Para o mês de agosto, a recomendação aos investidores é construir posições em ações que se enquadrem nas estratégias de value, growth e momentum investing, além das small caps, aproveitando que o mercado recentemente saiu dessas estratégias e dos dados globais, ainda positivos.

Value

A carteira value tem recomendação overweight – já que, segundo o banco, ela tende a ter um desempenho acima da média quando o mercado está em alta – inclui 25 ações com três características. O preço dos ativos no final do mês dividido pelo consenso de lucro por ação nos próximos 12 meses e pelo book value das ações dos últimos 12 meses deve ser baixo, assim como a capitalização dividida pelo último fluxo de caixa livre reportado pela empresa.



  Empresa  Ação
 Banrisul BRSR6
 Marfrig MRFG3
 Ultrapar UGPA4
 Suzano SUZB5










Growth

Seguindo o mesmo princípio do portfólio anterior, a recomendação também é overweight. Nesse caso, somam pontos altas revisões de lucros, estimativas elevadas de lucro por ação nos próximos dois anos e boa tendência de crescimento.



  Empresa  Ação
 Itaúsa  ITSA4
 JBS JBSS3
 Ultrapar UGPA4
 Vale VALE5










Qualidade

Por geralmente ter um desempenho melhor com um mercado em queda, a carteira de qualidade tem recomendação underweight. Os parâmetros para avaliação são uma alta posição no ranking de qualidade do S&P e uma estabilidade do ROE (Return on Equity).



  Empresa  Ação
 Banrisul BRSR6
Souza Cruz  CRUZ3
Petrobras  PETR4
 Vale VALE5










Risco

A recomendação para o portfólio “risco” é neutra, considerando que sua performance não segue a tendência dos mercados. Os critérios do BofA ML para essa estratégia são um alto beta nos últimos 60 meses e uma alta volatilidade de preços no último ano.



  Empresa  Ação
 Santander SANB11
Marfrig  MRFG3
OGX  OGXP3
Fibria  FIBR3










Momentum

A carteira momentum recebe recomendação overweight do banco, considerando-se que ela geralmente tem um desempenho melhor em mercados que apresentam uma tendência clara, mas tem uma underperformance quando o ciclo se aproxima de um ponto de inflexão. Uma elevada tendência dos preços em 12 meses é o principal parâmetro.



  Empresa  Ação
 Banrisul BRSR6
Hypermarcas  HYPE3
OGX  OGXP3
Duratex  DTEX3










Dividendos

Levando em conta alto dividend yield, elevado crescimento de dividendos nos últimos três anos e revisões de dividendos, a carteira recebe recomendação underweight, por performar melhor em momentos de queda dos mercados.



  Empresa  Ação
Bradesco BBDC4
Marfrig  MRFG3
Petrobras  PETR3
Suzano  SUZB5










Small Size

A carteira small size, que tem recomendação overweight, aponta ações que tem um valor de mercado baixo, e uma alta relação entre liquidez e capitalização de mercado.



  Empresa  Ação
 Banrisul BRSR6
 Marfrig MRFG3
 Ultrapar UGPA4
Fibria  FIBR3










As top 25

Adicionalmente, o banco também compila as mesmas sete carteiras levando em conta as recomendações para o país e para o setor da ação em questão – parâmetros que, nos demais portfólios, são considerados neutros. Confira abaixo as ações brasileiras que fazem parte das carteiras “Top 25 GEM” do banco. 



Carteira Empresa Ação
Value - -
Growth MRV MRVE3
JBS JBSS3
BR Malls BRML3
Vale VALE5
Qualidade Lojas Americanas LAME4
Cielo CIEL3
AES Tiete GETI4
Risco OGX OGXP3
Fibria FIBR3
Lojas Renner LREN3
Momentum - -
Dividendos Bradesco BBDC4
Petrobras PETR3
Redecard RDCD3
Tele Norte Leste TNLP4
Eletropaulo ELPL6
Small Rossi Residencial RSDI3

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host