UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/08/2010 - 12h05

Confiança do consumidor fica praticamente estável em julho

SÃO PAULO - O INC (Índice Nacional de Confiança do Consumidor) manteve-se estável em julho, atingindo 144 pontos, ante os 143 registrados um mês antes.

Ainda assim, na relação entre julho e o mesmo mês de 2009, quando o INC estava em 126 pontos, houve alta de 18 pontos.

O estudo, feito pela Ipsos Public Affairs e divulgado nesta sexta-feira (6), indica otimismo quando está acima de 100 pontos e pessimismo quando se encontra abaixo dessa pontuação.

Destaques

As regiões Norte e Centro-Oeste são as mais otimistas, com uma pontuação de 176 pontos. Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (153) e Sul (142). Segundo a pesquisa, o Nordeste aparece como a localidade menos otimista, com 123 pontos.

Na análise por classes sociais, a C aparece como a mais confiante, com 151 pontos. Logo atrás, vêm as classes DE, marcando 134 pontos, e AB com 133 pontos.

Expectativas para o futuro

A parcela de pessoas que acham que a economia em que vivem estará mais forte nos próximos seis meses caiu de 42% para 41%, entre junho e julho. Já o índice das que acreditam que a economia local estará mais fraca ficou em 8% em julho, ante 7% do mês anterior.

Por fim, o percentual das pessoas que dizem achar que sua situação financeira pessoal estará um pouco ou muito melhor daqui a seis meses passou de 57% em junho para 55% em julho, enquanto a parcela dos que consideram que ela estará pior ou muito pior manteve-se em 5%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host