UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/08/2010 - 10h28

Após Copa, demanda por crédito volta a subir no País no mês de julho

SÃO PAULO – Com o término da Copa do Mundo de futebol, o apetite do consumidor brasileiro por crédito apresentou aumento considerável no mês de julho.
No período, a quantidade de pessoas que procuraram crédito aumentou 9,3% na comparação com junho, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. No sexto mês do ano, a demanda por crédito havia recuado 10,2%.
Além disso, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (10), na comparação com o mesmo mês de 2009, a procura por crédito cresceu 10%. No acumulado do ano, a demanda do consumidor por crédito cresceu 15,5% - um pouco abaixo do crescimento de 16,6% registrado no acumulado até junho.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a elevação da base de comparação – no segundo semestre do ano passado o crédito ao consumidor já avançava favoravelmente com o fim da recessão – e o menor ritmo de expansão do crédito esperado para este segundo semestre de 2010, tendo em vista o maior endividamento do consumidor construído ao longo destes últimos trimestres, farão com que as variações anuais acumuladas tendam a diminuir gradativamente pelos próximos meses.
Alta generalizada entre as regiões brasileiras

Ainda de acordo com a Serasa, houve alta na demanda em todas as regiões geográficas brasileiras na análise mensal, invertendo, assim, o quadro de queda geral nas áreas pesquisadas em junho.
Na comparação com o sexto mês do ano, a região Norte foi a que apresentou a maior elevação, de 23,8%. Frente ao mesmo mês do ano passado, o comportamento do indicador verificou, no outro extremo do mapa, a região Sul, o maior percentual alcançado, de 13,6%.
No acumulado do ano, também foi registrado aumento na demanda por crédito em todas as regiões, com destaque para a região Sudeste, que marcou alta de 16,7%.
Confira na tabela abaixo o desempenho de todas as regiões brasileiras no mês de julho para a demanda do consumidor por crédito:










Índice de tomada de crédito da pessoa física
Julho/2010
  Confronto Mensal Confronto anual Acumulado
Centro-Oeste 10,9% 9,2% 14,4%
Norte 23,8% 6,9% 9,4%
Nordeste 3,7% 5,3% 16,1%
Sul 14,1%
13,6% 14,2%
Sudeste 7,8% 10,6% 16,7%
Brasil 9,3% 10% 15,5%

Fonte: Serasa Experian

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host