UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/08/2010 - 12h54

Aumento da demanda externa por etanol pode elevar preço do combustível

SÃO PAULO – Um possível aumento da demanda externa de etanol nos próximos anos pode elevar o preço do combustível no mercado interno brasileiro, considerou o diretor-geral do Icone (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais), André Nassar.

Ele é um dos responsáveis por um estudo feito pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) sobre o mercado de etanol nos próximos dez anos.

O levantamento constatou que, em 2022, os Estados Unidos precisarão de 9 bilhões de litros do combustível e 6% da matriz de biocombustíveis líquidos da Europa será composta pelo etanol.

Com o aumento da demanda, o Brasil deve passar a exportar mais. Esse cenário deve afetar o mercado interno. “Sobe um pouco o preço do etanol, reduz um pouco a demanda”, afirmou, de acordo com a Agência Brasil. “Isso não prejudica o consumidor, porque, com o mercado de flex fuel que a gente tem aqui, você está abastecendo o seu carro”, considerou.

Indústria

Para Nassar, contudo, o Brasil ainda não está enxergando o mercado de biocombustíveis que está se formando. E que para se dar bem nesse mercado, o País deverá investir em tecnologia para produzir mais, sem emitir mais poluentes decorrentes da mudança do uso da terra.

Esse aumento de recursos para esse mercado, na avaliação do pesquisador, deve ocorrer. Para ele, produzir mais, de modo sustentável, será um desafio para o Brasil.

Preço em alta

De acordo com os últimos números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do álcool em julho registrou alta de 1,52%. Considerando as variações dos últimos 12 meses terminados em julho, o preço do álcool ficou 5,63% maior e quando analisado o acumulado dos sete primeiros meses de 2010, o combustível registrou queda de 13,35%. 

Segundo o último levantamento feito pelo Ticket Car, em julho, trocar a gasolina pelo álcool passou a compensar em 14 estados brasileiros. Para ser vantajoso, o preço do etanol deve representar até 70% do preço da gasolina. 
Hospedagem: UOL Host