UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/08/2010 - 17h14

Cartão de crédito: consumidor de alta renda exige serviços diferenciados

SÃO PAULO – Embora sejam apenas 3% da população, os consumidores com renda mensal superior a R$ 4,5 mil representam 42% de toda a receita dos cartões de crédito, segundo dados da MasterCard.

Os números fazem parte do Projeto Insights, que busca identificar o comportamento e expectativas do público de alta renda usuário de cartão.

O estudo identificou, por exemplo, que apenas 2% desses usuários baseiam suas decisões de compra apenas no preço – a maioria dos consumidores de alta renda esperam que as marcas de luxo proporcionem produtos de alta qualidade, atendimento personalizado e inovação.

“Os bancos que dedicarem tempo para entender o comportamento do portfólio de alta renda e, com isso, criarem produtos e soluções com características e benefícios relevantes de uma maneira mais específica”, declarou o vice-presidente de B2B Marketing para a MasterCard na América Latina e Caribe, Rogério Bonfiglioli. “(Assim os bancos) atrairão os clientes que desejam, terão mais chances de mantê-los no longo prazo e de incentivar a preferência pelo uso de cartões”, completou.

Serviços diferenciados

Já o diretor de produtos da Visa do Brasil, Felipe Maffei, afirma que, nos últimos anos, o mercado como um todo começou a olhar muito atentamente para as classes C e D que vinham emergindo – elas roubaram o foco dos bancos que disputam, até hoje, o maior número possível de consumidores destas faixas de renda. “Porém, em nenhum momento o segmento de alta renda deixou de ser estratégico para a Visa”, comentou.

Segundo Maffei, o consumidor de alta renda não busca o cartão de crédito apenas como meio de pagamento. “Para eles, o importante são os atributos e serviços oferecidos como adicionais ao cartão de crédito, que vão desde um assistente pessoal que presta auxílio na reserva e na indicação de um restaurante até um serviço que lhe indica hotéis em Nova York para sua viagem”, declarou.

O executivo acrescenta como exemplos de serviços especificamente desenhados aos consumidores de alta renda uma série de seguros para viagens internacionais – de extravio de bagagem, seguro-saúde, certificado de seguro contra acidentes e cobertura médica - oferecidos como padrão para os usuários de seu cartão de crédito de topo de linha.

Prestigiado

Além disso, há uma série de ações voltadas para o dia a dia desse usuário e para seu entretenimento. “Realmente, a pessoa não está preocupada simplesmente com o meio de pagamento. Mas os fatores importantes que vão levá-lo a concentrar seu consumo no cartão de crédito são a praticidade e a conveniência, ou seja, serviços periféricos ao cartão em si”, completou o executivo.

“Esse público gosta de se sentir prestigiado, ter um tratamento diferenciado. Por isso é preciso sempre ter estratégias que o recompense por usar um cartão, seja com um brinde, um mimo ou um tratamento diferenciado”, finalizou.
Hospedagem: UOL Host