UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 12h39

Consumidor gastou 11% mais nos supermercados em 2009

SÃO PAULO – Segundo a Abad (Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores), os brasileiros gastaram 11% mais nos supermercados no ano passado, na comparação com 2008.

As idas aos centros varejistas também foram mais frequentes. De acordo com a Agência Brasil, os consumidores foram 8% mais aos supermercados no período.

O estudo mostra um aumento de 2,2% no consumo de todos os itens que compõem a cesta básica do brasileiro, considerando produtos de higiene e limpeza e gêneros alimentícios. Um dos fatores que justificam esse aumento na demanda é o aumento real do salário mínimo da população.

Ao todo, o setor faturou, em 2009, R$ 131,8 bilhões – um crescimento real de 4,1% em relação ao ano anterior.

Quesito preço

Uma pesquisa realizada pela Kantar Wordpanel constatou que os consumidores apressados são maioria entre os brasileiros. E uma das características desse consumidor é a falta de atenção com os preços. Quando vão a um supermercado, eles prefere locais em que não precisam perder tempo - 23% da população brasileira tem esse perfil.  

Já os consumidores que ficam no grupo chamado “experimentadores” representam 23% do total. Eles frequentemente compram por impulso, experimentam bastante e trocam de marca facilmente. 

O grupo dos consumidores suscetíveis a preços e promoções não é o maior em quantidade de pessoas: apenas 18% elegem o fator preço como decisivo para a compra. Enquanto 17% são considerados decididos e práticos – sabem o que querem e não se influenciam pelo impulso ou emoção –, outros 19% são observadores e analíticos – fazem avaliações prévias, buscando a melhor escolha.

Hospedagem: UOL Host