UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 09h43

Empregadores domésticos têm até esta segunda para pagar contribuição ao INSS

SÃO PAULO - Os empregadores domésticos, bem como os contribuintes individuais, facultativos e optantes do Plano Simplificado têm até esta segunda-feira (16) para fazer o pagamento das contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), relativas ao mês de julho. 

Segundo informações do Ministério da Previdência Social, os empregadores domésticos devem pagar alíquota de 12%, que poderá ser descontada na declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) do ano seguinte ao recolhimento, na versão completa, sendo o desconto aplicado para um empregado por família e apenas até o valor de um salário mínimo.

Já a alíquota do empregado varia de 8% a 11%, conforme o valor do salário recebido.

Outros casos

No caso dos contribuintes individuais, a alíquota é de 20% sobre o salário mínimo (R$ 510). Para os contribuintes que optaram pelo simplificado, a contribuição é de 11% também sobre o salário mínimo.

O documento que deve ser preenchido para o recolhimento das contribuições sociais dos contribuintes da Previdência Social é a GPS (Guia da Previdência Social), que pode ser emitida pela internet.

Para obter o documento e efetivar o pagamento, basta entrar na página da Previdência (www.previdenciasocial.gov.br), buscar o atalho Agência Eletrônica: Segurado/ Lista completa de serviços ao segurado e acessar, na mesma área, o atalho referente à GPS com código de barras. É preciso baixar o programa.

Hospedagem: UOL Host