UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 10h41

Índice de cheques honrados alcança em julho o maior nível do ano, de 97,63%

SÃO PAULO - O índice de cheques honrados fechou julho em 97,63% - o maior nível deste ano, de acordo com dados da TeleCheque divulgados nesta segunda-feira (16).

Frente a julho do ano passado, houve aumento de 0,12 ponto percentual, pois naquele mês, do total de cheques emitidos, 97,51% foram honrados. Segundo a TeleCheque, o aumento do percentual de cheques honrados representa uma redução de 4,82% na inadimplência do País.

"O momento econômico do Brasil é muito favorável às compras, já que tivemos uma forte recuperação de renda e de emprego. Aliado a isso, o consumidor também está mais consciente e responsável no consumo a prazo", explica o presidente da TeleCheque, José Antônio Praxedes Neto.

Segundo ele, a tendência é que a inadimplência com cheques continue caindo nos próximos meses. "Esse crescimento no índice de bons pagadores reflete o amadurecimento da população brasileira em função dos muitos endividamentos já enfrentados em nosso País”, acredita Praxedes, que completa: “Agora, o momento é de poupar e comprar adequadamente, aproveitando as vantagens que o cheque proporciona ao lojista e cliente, com prazos mais flexíveis e juros menores". 

Comparação por região

No mês passado, frente ao mesmo mês de 2009, o maior índice de cheques honrados foi verificado em Mato Grosso, onde 98,78% dos cheques emitidos foram pagos em dia. 

Seguem na lista dos bons pagadores os consumidores do interior de São Paulo (98,70%), de Goiás (98,58%), Sergipe (98,47%) e Minas Gerais (98,09%). Já Pernambuco (94,85%), Alagoas (95,81%) e Amazonas (96,23%) registraram os menores índices do mês passado. 

Hospedagem: UOL Host