UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 19h00

Liquidações, Dia dos Pais e frio impulsionam consumo na primeira quinzena de agosto

SÃO PAULO – A semana do Dia dos Pais, o frio e as liquidações animaram os consumidores na primeira quinzena de agosto. Dados da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), divulgados nesta segunda-feira (16), apontam alta de 0,2% nas consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) - indicador de compras a prazo - frente ao mesmo período de julho. Quando considerada a média diária de consultas, o aumento é de 2,5%. 

De acordo com a associação, o número indica o crescimento no consumo de bens duráveis para presente do Dia dos Pais e das promoções que são promovidas pelo varejo.

Já o SCPC Cheque, indicador de compras à vista, teve alta de 1,5% entre a primeira quinzena de agosto e a de julho. Quando considerada a média diária de consultas, por sua vez, a alta é de 9,9%. 

Frente ao mesmo período do ano passado, houve queda de 5,4% nas consultas ao SCPC e de 0,7% no SCPC Cheque. Na média diária, houve alta de 2,5% no primeiro caso e de 7,6% no segundo.

Inadimplência

Os registros recebidos (carnês em atraso) apresentaram alta de 4,4% na primeira quinzena de julho, na comparação com igual período de 2009, enquanto os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) aumentaram 3,5%, o que neutraliza a inadimplência e faz com que ela não preocupe.

Quando comparados à primeira quinzena de julho deste ano, houve queda de 9,1% nos registros recebidos e de 2,7% nos cancelamentos.

Hospedagem: UOL Host