UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/08/2010 - 08h34

Círculo social é um dos fatores que mais influenciam compra on-line no Brasil

SÃO PAULO - A decisão dos brasileiros de comprar por meio da internet tem no círculo social um dos principais influenciadores.

Segundo a tese de doutorado “Comportamento do Consumidor e a compra-online: uma análise multicultural”, defendida por Abrão Caro na FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP (Universidade de São Paulo), os amigos e familiares, ao comprarem ou recomendarem sites e produtos, acabam impactando a decisão de compra on-line do consumidor.

Isso porque, explica o pesquisador, a pressão social é um dos quesitos que mais impactam culturas masculinas como a do Brasil.

Inovatividade

De modo geral, a cultura influencia o comportamento de quem costuma comprar por meio da internet. Para chegar a esta conclusão, Caro entrevistou universitários de cinco países: Brasil, Holanda, Suécia, Alemanha e Reino Unido.

De acordo com ele, além do círculo social, no Brasil, a questão da inovatividade também pesa na decisão de compra do consumidor on-line, já que o País ainda está aderindo, mesmo que de forma crescente, às novidades da rede.

“No Brasil, a internet ainda é uma novidade para muitas pessoas, por isso a questão da inovatividade pesa tanto. Em sociedades mais igualitárias, este momento já passou, o que faz com que o envolvimento pese mais na compra do consumidor”, diz.

Ainda conforme o estudo, dentre os fatores que mais influenciam os brasileiros a optarem pela compra on-line estão a conveniência, a satisfação nas compras anteriores e o preço.

Hospedagem: UOL Host