UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/08/2010 - 09h29

Para conselheiro do Cade, compra da Pantanal pela TAM beneficia consumidor

SÃO PAULO – O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou sem restrições a compra da Pantanal pela TAM. E, de acordo com um dos conselheiros da entidade e relator do caso no conselho, Ricardo Ruiz, a operação pode ser vantajosa para o consumidor.

Conforme publicado pela Agência Brasil, segundo Ruiz, com a compra, o consumidor precisará fazer apenas uma operação para voar até São Paulo e de lá seguir para um destino regional.

Trechos regionais

Com a compra, a TAM poderá operar em todos os trechos da Pantanal. O acordo, realizado em dezembro do ano passado, foi feito por meio de leilão do qual apenas a TAM participou. Na época, a Pantanal estava em recuperação judicial.

Na decisão, o relator considerou que a operação não tem efeitos anticompetitivos, uma vez que existe a possibilidade de novas empresas entrarem no mercado de linhas regionais. Além disso, Ruiz considerou que as rotas operadas pela Pantanal apenas são complementares às da TAM.

Mesmo com a compra, as marcas serão mantidas separadamente. A Pantanal, ainda de acordo com a agência, aumentará o número de destinos de seis para 15 em trechos que não eram operados pela TAM.

Mais operações 

Na última semana, a TAM anunciou a fusão com a chilena LAN Air Lines. Conforme informou o presidente da companhia brasileira, Marco Bologna, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deve receber os documentos oficiais da união das operações em setembro.

Hospedagem: UOL Host