UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 09h37

Passagens aéreas ficam 10,31% mais baratas em agosto, revela IPCA-15

SÃO PAULO – Enquanto no mês de julho o preço das passagens aéreas apresentava alta de 9,16%, em agosto foi o contrário. As passagens aéreas apresentaram queda bem abaixo da deflação registrada no mês.

Números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam variação de -0,05% no IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo -15), mas os preços das passagens registraram queda de 10,31% no mês de agosto, em relação a julho.

A capital com maior queda nos preços foi Recife, onde o valor da passagem caiu 14,34%. Em segundo lugar, aparece Belo Horizonte (12,44%), seguida por Salvador (11,87%) e Curitiba (11,75%).

Variações

Apesar da queda mensal, houve alta acumulada nos últimos 12 meses, de 36,47%, com São Paulo disparada na liderança da aceleração. Na capital paulista, os preços das passagens subiram 77,96% entre setembro de 2009 e agosto de 2010. No período, a segunda maior alta foi em Belo Horizonte (55,94%) e, a terceira, em Curitiba (50,98%).

No ano, porém, o movimento é de queda nos preços em dez capitais com dados analisados. No acumulado de janeiro a agosto, os preços diminuíram 13,06%, com destaque para o Distrito Federal (-22,23%), Rio de Janeiro (-19,84%) e Fortaleza (-16%).

Para economizar

Como a passagem representa uma parte considerável dos gastos com a viagem, vale tentar economizar de alguma forma. Seguem algumas dicas:

Dicas para economiza na passagem aérea
Fique atento a tarifas promocionais: elas não estão disponíveis em todos os voos e horários, mas tendem a aparecer em baixa temporada (agosto/novembro e março/maio)
Atenção às tarifas programadas: são aquelas que se compra com antecedência. Quanto antes adquirir, menos você vai pagar
Estadia: quanto mais tempo ficar no destino, mais barato você vai conseguir pagar pela passagem aérea
Atente ao horário dos voos. Muitas pessoas se sentem incomodadas ou simplesmente não gostam de viajar de madrugada. Por ser menos procurado, este horário pode ser vantajoso financeiramente

Usar a mesma companhia aérea para ir e voltar também pode ser vantajoso. A fidelidade à empresa pode ser o argumento para que você consiga o desconto de que tanto precisa

Procure aeroportos alterativos, mas não esqueça como se locomoverá até o hotel
Não esqueça as suas milhas!
Hospedagem: UOL Host