UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 18h12

Possível novo imposto eleva preocupação do Citi com Souza Cruz no curto prazo

SÃO PAULO - O Citigroup revelou preocupação com as perspectivas da Souza Cruz (CRUZ3), por conta das notícias de um projeto de lei que circula na Câmara dos Deputados visando aumentar a taxação sobre os cigarros. Ela mantém a recomendação de venda para as ações, com preço-alvo para o final de 2011 de R$ 68,00, representando um downside de 14,25% sobre a cotação de fechamento de segunda-feira (23).

O texto escrito pelo deputado Tadeu Felipelli, do PMDB do Distrito Federal, procura alterar a forma como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incide sobre os cigarros, incluindo uma nova alíquota calculada sobre o preço final do produto.  

A alteração na tributação, justifica Felipelli no projeto de lei enviada para a Comissão de Desenvolvimento da Câmara, tem como objetivo desfazer um distorção do atual regime de cobrança, favorecendo o aumento da competição no segmento e ajustando os preços médios em patamar mais elevado. 

Companhia

"Obviamente, qualquer notícia substancial sobre outro aumento de impostos sobre os cigarros impactaria negativamente as ações da companhia no curto prazo, um vez que ela teria que absorver o golpe inicial na elasticidade da demanda", analisa Marc Estigarribia, que assina o relatório do banco. 

Contudo, ele chama atenção para outros dois pontos: é preciso saber exatamente o tamanho deste incremento e quando o repasse para os preços se dará. "Isto determinará os efeitos sobre a lucratividade no curto prazo, os múltiplos da empresa e o seu valuation". 

No longo prazo, explica o analista do banco norte-americano, as perspectivas da Souza Cruz se mantém favoráveis. Com margens interessantes e política de distribuição de dividendos atrativa, a companhia é uma boa opção defensiva em um ambiente de incerteza. "Contudo, a ação está supervalorizada e não é atrativa a este preço", diz Estigarribia, explicando sua recomendação de venda. 

Hospedagem: UOL Host