UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 10h30

Universidade pública deveria ser paga na opinião de 45% dos brasileiros

SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que 45% da população concorda totalmente ou em parte com a afirmação de que a universidade pública deveria ser paga no Brasil.

O percentual aumenta para 46%, quando considerados apenas os brasileiros que são alunos ou parentes de alunos de escola pública, sendo que, para aqueles que possuem até dois salários mínimos de renda familiar, a maior parte acredita que a educação superior deve receber a maior parte dos recursos destinados à educação.

Discordância

Dentre os que discordam totalmente ou em parte do pagamento da universidade pública (43%), a ideia é mais rejeitada nas faixas de maior escolaridade e renda.

Ainda de acordo com o estudo, intitulado Retratos da Sociedade Brasileira – Educação e realizado em 140 municípios, no grupo dos que estudam ou têm parentes que estudam em escolas particulares, a discordância chega a 47%, sete pontos percentuais acima da concordância.

No que diz respeito à divisão dos recursos destinados à educação, entre os entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos, a maioria discorda que o Ensino Superior deve receber a maior parte dos recursos do setor, sendo que, no geral, 41% das pessoas discordam da afirmação de que o governo deve gastar mais com a educação superior (universidades) do que com a educação fundamental.

Hospedagem: UOL Host