UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/08/2010 - 16h01

Mulheres: 43% dos gastos com a compra de carros são controlados por elas

SÃO PAULO – A participação das mulheres no orçamento familiar é cada vez maior. E hoje são poucos os mercados em que elas ainda são minoria. O mercado automobilístico é um deles. De acordo com pesquisa realizada pela Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado, 43% dos gastos com a compra de carros são controlados por elas.

O levantamento mostra que, em outro itens relacionados a veículos, a participação das mulheres também é menor que a dos homens. É o caso dos serviços de manutenção: apenas 32% dos gastos são controlados pelas mulheres. Na contratação de seguro, a participação delas sobe para 42,5%.

Embora ainda sejam minoria nos gastos relacionados a veículos, as mulheres ainda têm poder na hora de decidir a compra. Segundo o estudo, elas controlam 66% das decisões de compra das famílias brasileiras e representam R$ 1,3 trilhão em poder de compra.

Dos gastos familiares, a manutenção e a compra de veículos são o segundo e quarto maiores, respectivamente.

Nas mãos delas

Considerando os mercados em que elas dominam os gastos, os relacionados a itens de vestuário e produtos infantis lideram, com 93% e 90% da participação das mulheres.

A pesquisa ainda aponta que 82% dos gastos com produtos de beleza, cuidados pessoais e alimentação familiar são controlados por elas. Do total de gastos com produtos de limpeza e educação infantil, 89% e 73% vêm das mulheres.

O levantamento ainda identificou mercados cujos gastos advêm tanto das mulheres como dos homens. Porém, ainda nesses, o controle maior ainda é delas. Em lazer e entretenimento, por exemplo, a escolha do restaurante parte das mulheres (66%).

Quanto à decisão de comprar ou contratar produtos relacionados à saúde, como a escolha do plano de saúde, 63% parte delas. A escolha do serviço de telefonia fixa também é definido pelas mulheres (63%), bem como a do eletrodoméstico (74%).

Hospedagem: UOL Host