UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/08/2010 - 16h33

Falta de informações claras atrapalha escolha de plano de telefonia fixa

SÃO PAULO – A esperada concorrência entre as operadoras de telefonia fixa prometida pela portabilidade numérica ainda é inexpressiva. Uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostrou que a falta de informações claras e precisas sobre os planos, na maioria das operadoras, é o que mais atrapalha o consumidor em sua pesquisa.

“O que chamou atenção foi a grande quantidade de planos existentes (com características muito diferentes), o que, aliado à ausência de informações claras, completas e ostensivas, tornou praticamente impossível a missão de compará-los”, afirma o órgão.

O estudo, publicado na edição de agosto da revista do Idec, tinha o objetivo de comparar os diferentes planos de telefonia fixa do País. Porém, o site das operadoras não esclarecia até mesmo as dúvidas mais corriqueiras, como o valor cobrado pelas ligações. Para isso, foi preciso que os técnicos do instituto recorressem ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

“Com exceção da NET, os demais (sites) deixaram a desejar”, declarou a advogada do Idec, Estela Guerrini. Nos sites da GVT e Telefônica faltaram informações e valores. Na página da Oi, a dificuldade foi ainda maior, pois a companhia oferece planos e valores que variam de um estado para outros e, nesses casos, nem o SAC soube informar.

Resultado

A pesquisa mostrou que os planos com franquia livre são os mais vantajosos para quem faz todo tipo de ligação, pois permitem que as chamadas feitas para celular ou outro DDD sejam debitadas no valor mínimo cobrado mensalmente. Nos demais planos, essas ligações são cobradas à parte.

“Mas atenção ao valor da franquia, pois em alguns planos pode ser maior que o consumo mensal”. Outra coisa a que o consumidor deve ficar atento são as taxas de habilitação. “Ainda que cobradas apenas no primeiro mês, elas podem tornar até os planos mais econômicos em péssimas opções”, alerta o Idec.

Hospedagem: UOL Host