UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/08/2010 - 14h44

Na hora de comprar um carro, preço influencia na decisão de 71% das mulheres

SÃO PAULO – Se uma mulher fosse escolher um carro para comprar hoje, o preço seria um dos fatores mais importantes para a escolha, superando acessórios ou mesmo itens de segurança.

Pesquisa da Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado mostra que o preço é muito importante na decisão de compra para 71% das mulheres. Condições de financiamento também são valorizadas por elas quando decidem comprar um veículo: 36% levam esse fator em conta.

Considerando as características que as mulheres mais valorizaram para comprar o carro atual, 64% indicaram o preço como o fator mais importante e 34%, as condições de financiamento mais em conta.

Para a pesquisa, foram disponibilizados 14 itens que as entrevistadas consideravam mais importante para decidir comprar um veículo. Cada entrevistada podia escolher no máximo três opções.

Itens de segurança

Além das características de pagamento, as mulheres consideram a confiança na marca e os itens de segurança fatores que influenciam na decisão de compra de um veículo.

Dentre as mulheres que comprariam um carro, 37% citaram a confiança na marca e 32% itens de segurança como fatores fundamentais. Considerando as que já compraram, 44% apontaram a confiança como um item que pesou na decisão e apenas 13% disseram que os itens de segurança pesaram nessa decisão.

Confira na tabela abaixo, as características mais valorizadas pelas mulheres quando compraram um carro e aquelas que seriam valorizadas se fossem comprar um:

Decisão de compra 
  Características valorizadas        Carro comprado      Carro que compraria   
Preço 64% 71%
Confiança na marca (qualidade) 44% 37%
Condições de financiamento  34% 36%
Design externo (aparência) 23% 20%
Características técnicas do carro  20% 19%
Potências do motor 15% 16%
Itens de segurança 13% 32%
Acessórios internos 12% 12%
Espaço interno 11% 11%
Atendimento no momento da compra  8% 5%
Tamanho do porta-mala 8% 7%
Garantia do fabricante ou vendedor  6% 15%
Cor disponível 5% 2%
Status  2% 1%
Fonte: Sophia Mind 

E quem paga a conta?

O levantamento ainda mostra que o pagamento dos carros comprados exclusivamente para uso das mulheres é dividido. Em média, 48,5% dos valores gastos com a compra do veículo saem do bolso das próprias donas.

Na hora da escolha, 72% das proprietárias escolhem o modelo e as marcas dos seus veículos com outras pessoas. Apenas 28% decidem sozinhas.

Hospedagem: UOL Host