UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/08/2010 - 17h13

Pagamentos com cartão de débito crescem 32% no Brasil no segundo trimestre

SÃO PAULO - O número de pagamentos com cartão cresceram 21,6% na região da América Latina e Caribe, atingindo US$ 62 bilhões durante os três meses finalizados no último dia 30 de junho, segundo dados da Visa.

O volume de pagamentos com débito apresentou crescimento de 32% no Brasil, de 19% no México e de 24,1% em todos os outros países da região analisada.

Já os pagamentos com cartão de crédito avançaram 14,6% no Brasil, 15,8% no México e 20,5% em outros países.

"Estes resultados são reflexo de um sistema de pagamento forte e crescente, com o débito mostrando continuamente sua forte penetração e o crédito mostrando crescimento constante em toda a região", afirmou o presidente da Visa América Larina e Caribe, Eduardo Eraña.

Cartão de débito

De acordo com um estudo realizado pelo Ipsos Mori, 72% dos consumidores preferem usar cartão de débito em vez de dinheiro, sempre que possível.

A facilidade de controlar a despesa é um dos motivos para 67% dos consumidores usarem o cartão de débito. Já 49% dos participantes da pesquisa afirmaram que usam o cartão para manter os gastos desconhecidos em um patamar mínimo. Para 79%, o pagamento das despesas com cartão de débito ajuda a mantê-los dentro do orçamento.

"O débito também ajuda a trazer mais trânsparência e eficiência econômica aos mercados em desenvolvimento e disponibiliza acesso aos serviços financeiros para um grande número de consumidores, incluindo aqueles não-bancarizados ou recém-bancarizados", concluiu Eraña.

Hospedagem: UOL Host