UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 16h28

Fenseg lança guia de boas práticas de seguro do automóvel

SÃO PAULO – Na última sexta-feira (10), a Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais) lançou o Guia de Boas Práticas para o seguro automotivo.

O guia é uma carta de princípios com orientações às empresas e tem como um dos objetivos aumentar o conhecimento do consumidor.

“Um dos objetivos é ampliar a informação do consumidor que adquire seguros sobre seus direitos e sobre a responsabilidade das empresas”, explica o presidente da Fenseg, Jayme Garfinkel.

Orientações

Dentre as orientações do guia, está o fornecimento com rapidez e clareza de respostas aos questionamentos dos segurados, sempre que possível no prazo máximo de cinco dias úteis, com exceção das situações em que as informações não dependam apenas da seguradora.

Além disso, a publicação prevê que as empresas mantenham serviço de atendimento que forneça informações atualizadas sobre as etapas de aceitação, emissão, cobrança e regulação de sinistros, bem como forneçam informações precisas sobre o produto de seguro, coberturas e valor do prêmio a ser pago pelo segurado, limites de indenização, extensão e abrangência das coberturas contratadas.

Meio ambiente

No que diz respeito ao meio ambiente, a publicação determina que as seguradoras incluam nos contratos cláusulas que garantam o compromisso com a preservação ambiental, o que significa ter mais rigor na avaliação do impacto gerado pelos fornecedores de peças sobre as práticas adotadas pelas oficinas.

“Para ter efetividade, a conscientização e aplicação das normas de responsabilidade socioambiental precisa ser estendida a toda a cadeia (…) Veículos antigos ou acidentados são mais sujeitos a estarem com a regulagem comprometida, e precisam de atenção redobrada para não excederem os níveis de poluição aceitos”.

Hospedagem: UOL Host