UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 15h00

Procura do consumidor por crédito sobe 10,5% em agosto, aponta ACSP

SÃO PAULO - A procura do consumidor brasileiro por crédito aumentou 10,5% em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, que foram divulgados nesta segunda-feira (13), são do Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Segundo o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, os principais fatores que explicam o aumento das consultas são a disponibilidade de crédito, os prazos longos dos crediários e o aumento do emprego e da renda.

"Isso faz com que os consumidores tornem-se mais predispostos a assumir compromissos a prazo", afirmou Solimeo, acrescentando que o cenário favorável deve continuar até o final do ano.

Regiões

A pesquisa indica que o desempenho da procura por crédito não foi uniforme, já que a região Nordeste apresentou uma expansão de 14,2% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2009.

Na mesma base comparativa, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram crescimento menos intenso na procura por crédito, de 10,9%, 10,2% e 8,7%, respectivamente. O Norte foi a região que apresentou a menor alta, de 7,3%.

Registros

Em agosto, o número de registros de inadimplentes incluídos nos SCPCs (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e SPCs (Serviço de Proteção ao Crédito) cresceu 11,1%, percentual superior ao número de consultas. Já os cancelamentos aumentaram 23,7%, indicando controle da inadimplência.

Hospedagem: UOL Host