UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2010 - 18h02

Aposentados e pensionistas querem auditoria nas contas da Previdência

SÃO PAULO - Os aposentados e pensionistas de todo os País vão se reunir para pedir auditoria nas contas da Previdência Social. A reunião será realizada entre os dias 17 e 20 de setembro na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), Warley Martins Gonçalles, durante o encontro, deve ser aprovada a coleta de 1,6 milhão de assinaturas, em todo o país, para apresentação de projeto de lei que prevê um processo de auditoria.

Gonçalles ainda afirmou, segundo a Agência Brasil, que poderá ser aprovado o pedido para instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a aplicação da arrecadação das contribuições dos trabalhadores e empregadores ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O assunto será discutido durante a realização do 19º Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos paralelamente ao 8º Seminário Estadual de Aposentados e Pensionistas do RS.

Rombo

Segundo o presidente da Cobap, o "rombo" nas contas é resultado do desvio dos recursos arrecadados que vão, em parte, para o Programa Bolsa Família e para despesas na rubrica da Loas (Lei Orgânica da Assistência Social).

Para Gonçalles, o deficit em razão do pagamento de benefícios aos trabalhadores rurais que se aposentam seria menor, se a arrecadação não sofresse desvios. Além disso, ele afirmou que a conta excedente, que tem de ser paga pelo Tesouro Nacional para fechar as contas da Previdência Social todo mês, "não assustaria", já que na área urbana a receita vem sendo maior que a despesa.

Hospedagem: UOL Host