UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2010 - 08h00

Confiança dos paulistas com renda superior a 10 mínimos cai mais em setembro

SÃO PAULO - O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) dos paulistas com rendimentos superiores a 10 salários mínimos caiu 2,8% entre agosto e setembro deste ano, atingindo 167,8 pontos. Na comparação anual, houve alta de 7,5%.

Os consumidores paulistas pertencentes à faixa de renda inferior a 10 salários mínimos também apresentaram variação negativa na comparação mensal (-0,3%) e alta na anual (10,2%), passando para 160,2 pontos.

Entre agosto e setembro, considerando o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor) dos consumidores de maior renda, a pesquisa aponta que houve queda de 6,1%, passando para 164,2 pontos. Já o Icea (Índice das Condições Econômicas Atuais) subiu 2,3%, para 173 pontos.

Os dados, divulgados na segunda-feira (13) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), apontam que o ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

Homens e mulheres

Segundo a Fecomercio-SP, as mulheres apresentaram queda de 1,5% no índice de confiança de setembro, enquanto os homens mantiveram-se estáveis.

Com relação ao Icea, elas registraram variação negativa de 0,8%, chegando a 158 pontos, enquanto eles apresentaram variação positiva de 0,7%, atingindo 166 pontos.

No que diz respeito ao IEC, as mulheres apresentaram queda de 1,9%, indo para os 155,9 pontos, e os homens registraram redução de 0,4, chegando a 165,4 pontos.

Faixa etária

Quando se trata da faixa etária, o consumidor com idade inferior a 35 anos apontou queda de 2,4% no índice de confiança de setembro, enquanto o consumidor com mais de 35 anos apresentou alta de 1,1%

Quando se trata do Icea, os consumidores paulistas com menos de 35 anos registraram variação negativa de 0,6%, chegando a 163,2 pontos, enquanto os com idade superior a 35 anos apresentaram variação positiva de 0,4%, atingindo 10,6 pontos.

Já em relação ao ao IEC, os consumidores com mais de 35 anos apresentaram alta de 1,6%, indo para os 159,6 pontos. Já os com menos de 35 registraram queda de 3,7%, chegando a 161,6 pontos.

Sobre a pesquisa

O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com cerca de 2.100 pessoas na região metropolitana de São Paulo.

O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques pelos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

Hospedagem: UOL Host