UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2010 - 16h31

Pagamento conforme o uso é escolha mais frequente dos usuários de web móvel

SÃO PAULO – O pagamento conforme o uso é a principal forma escolhida pelos consumidores de banda larga móvel. Enquanto 39% pagam seu acesso à web móvel a cada kbyte trafegado, 32% possuem um plano ou pacote de dados para o modem 3G. Outros 27% contrataram planos ou pacotes de dados para o celular.

Os números fazem parte da 5ª edição do MAVAM (Monitor Acision de VAS Móvel), que calcula as receitas das operadoras com os serviços de valor agregado. De acordo com a pesquisa, entre os que possuem um plano de dados para o modem ou telefone celular, 38% declararam ter uma cota de uso e 57% têm o hábito de exceder essa cota.

Quando a cota é excedida, a velocidade é reduzida para 69% dos usuários, enquanto outros 53% pagam mais caro pela navegação. Para 40% dos entrevistados, assinar um pacote de dados é a melhor forma de pagar pelo acesso a internet móvel.

VAS

A Acvision, que desenvolveu o estudo em parceria com a consultoria Teleco, explica que a queda nas receitas de voz provocada pela competição e maturidade dos mercados, não deixa alternativa às operadoras móveis, que não seja buscar novas fontes de receita, ampliando o leque de VAS (serviços de valor agregado).

Em países como Japão e Estados Unidos, por exemplo, a receita de VAS atinge 50% e 30% da receita das operadoras. No Brasil, esse percentual chegou a 16,3% no segundo trimestre do ano.

Hospedagem: UOL Host