UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/05/2011 - 07h00

IR 2011: Entenda a situação de sua declaração de imposto

Do InfoMoney

Depois do período de declaração do Imposto de Renda, o interesse do contribuinte se volta à restituição. Quem tem o direito quer saber se sua declaração foi aprovada e o dinheiro será depositado logo em sua conta.

O site da Receita permite a consulta à situação de cada um. A Receita exibe uma página com o status. Veja abaixo o que significa cada uma das situações em que sua declaração pode ser enquadrada:

Em processamento: A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído. Se houver direito à restituição, significa também que a declaração ainda não foi liberada. A restituição só será liberada após o processamento e se não houver nenhuma pendência na declaração.

Processada: A declaração foi recebida e o seu processamento concluído. Segundo a Receita, no entanto, asituação “processada” não significa que o resultado apurado tenha sido homologado, podendo ser revisto pela Administração Tributária.

Com pendências: Durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações. O contribuinte deve regularizar pendências.

Em análise: Indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Receita Federal e aguarda a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte ou a conclusão da análise de documentos entregues pelo contribuinte, seja por meio de agendamento ou atendimento à intimação a ele enviada.

Retificada: Indica que a declaração original foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada: Indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais.

Tratamento manual: Indica que a declaração está sendo analisada. Neste caso, o contribuinte deve aguardar correspondência da Receita Federal.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host