UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/07/2011 - 11h30

Aposentados: guardar a 1ª parcela do 13º é o melhor caminho para evitar surpresas

SÃO PAULO – No mês de agosto, aposentados e pensionistas receberão a primeira parcela do 13º salário. A antecipação, discutida pelo governo, poderá ser adiantada a cada ano, sendo que o benefício poderá ser pago no mês de julho do ano que vem e em junho em 2013.

Mesmo com o benefício na conta, aposentados e pensionistas precisam ficar atentos para não comprometer todo o dinheiro. “Os beneficiados precisam entender que trata-se de um adiantamento e não de um dinheiro a mais naquele mês”, explica a gerente de Contas Estratégicas da ZipCode, Juliana Cantanhêde.

Crédito consignado
De acordo com a gerente, um dos motivos pelo qual a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas foi antecipada foi o grande comprometimento do salário com crédito consignado. “Eles foram iludidos pelas facilidades do crédito consignado. E agora, será mais dinheiro para que eles se comprometam ainda mais”, define.

Para Juliana, as taxas de juros definem que o momento não é o melhor para quem deseja pedir um empréstimo, mesmo que ele seja consignado. “Não estamos em um cenário favorável para fazer empréstimos, se realmente houver necessidade, os aposentados e pensionistas devem optar pelas modalidades em que os juros são mais baixos”, aconselha.

A gerente também deixa claro que “o crédito consignado não é uma medida usada para realizar um sonho, mas para dar fôlego nos momentos de aperto, pois são tirados diretamente da aposentadoria ou pensão”, e ainda acrescenta que “o benefício de um aposentado ou pensionista não pode ser visto como remuneração, ele não recebe os mesmos aumentos que o salário de um trabalhador, é preciso pensar bastante antes de entrar numa dívida como essa”.

Guardar até a segunda parcela
Segundo a gerente, os aposentados e pensionistas devem se preocupar mais em ter uma reserva, um dinheiro que possam contar em uma emergência. “Manter a parcela de antecipação do 13º como reserva é o mais saudável a se fazer”, completa.

Outro ponto importante, é que os beneficiados com a antecipação tenham consciência de que no final do ano receberão apenas a outra metade. “Eles precisam lembrar que no início do ano existem gastos, como IPTU, que podem comprometer a renda ainda mais, por isso que é importante guardar essa primeira parcela”, afirma Juliana.
Hospedagem: UOL Host