UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/10/2012 - 19h40

SP: dono de veículo com placa final 8 tem até dia 31 para fazer o licenciamento

SÃO PAULO - Os proprietários de veículos com placa final 8 licenciados em São Paulo têm até o dia 31 deste mês para renovar o documento.

O pagamento do certificado de registro e licenciamento de veículos é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos, sejam carros, motos ou caminhões, que devem necessariamente estar livres de pendências com o Detran-SP.

Este ano, o licenciamento custa R$ 62,70. Os cidadãos que optarem pelo licenciamento eletrônico deverão pagar mais R$ 11 pela taxa de envio pelos Correios. Também é preciso manter os dados atualizados, pois o novo documento será entregue no endereço que consta no cadastro do usuário no Detran.

Fique atento às datas!
Para quem é dono de veículo automotor, reboque e semirreboque, o pagamento do licenciamento teve início em 1º de abril, sendo que o prazo máximo varia de acordo com o final da placa e é sempre o último dia útil do mês:

Licenciamento
Final da PlacaPrazo Final
Fonte: Detran - SP
1Abril
2até Maio
3até Junho
4até Julho
5 e 6até Agosto
7até Setembro
8até Outubro
9até Novembro
0até Dezembro

Já para os veículos de carga, registrados como caminhão, o prazo para renovar o licenciamento é outro:

Licenciamento
Final da PlacaPrazo Final
Fonte: Detran - SP
1 e 2até Setembro
3, 4 e 5até Outubro
6, 7 e 8até Novembro
9 e 0até Dezembro

O que é preciso para realizar o licenciamento?
O proprietário do veículo ou seu representante legal (devidamente constituído) deve apresentar um documento de identidade, o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), os comprovantes das taxas pagas (incluindo o Dpvat) e o documento do ano anterior.

O cidadão pode optar em fazer o licenciamento no órgão onde o veículo está cadastrado, nos postos do Detran, ou pelo sistema de licenciamento eletrônico.

Neste último caso, basta se dirigir a um dos bancos credenciados, com o número do Renavam ou com os dados do licenciamento de 2011. O pagamento pode ser feito ainda pelos sites e nos terminais de autoatendimento destes bancos.

Além disso, automóveis registrados na capital paulista devem ter sido aprovados na inspeção ambiental veícular em 2011. Em vez de receber o documento do veículo, o proprietário de veículo da capital que não estiver em dia com a inspeção ambiental e fizer o licenciamento eletrônico receberá uma carta com o alerta para a restrição e orientações sobre como resolver a pendência.

Quem não realizar a inspeção ficará impedido de licenciar o veículo em 2012, transferir a propriedade, mudar o município de registro, alterar características ou categoria, expedir a segunda via do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento), em qualquer situação, e inserir ou baixar gravames, quando necessária a expedição de novo CRV.

Hospedagem: UOL Host