! Perto do limite, aeroporto de Macau tem recorde de passageiros - 04/01/2008 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/01/2008 - 12h24

Perto do limite, aeroporto de Macau tem recorde de passageiros

Macau, 04 Jan (Lusa) - O Aeroporto Internacional de Macau foi utilizado por 5,5 milhões de passageiros ao longo de 2007, um número muito próximo da sua capacidade máxima de 6 milhões de pessoas, anunciou a Administração de Aeroportos (ADA).

De acordo com os dados fornecidos pela empresa que administra o Aeroporto de Macau, entre janeiro e dezembro de 2007, a infra-estrutura foi utilizada por 5.498.879 pessoas, um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

No mesmo período, foram registrados 53.388 movimentos de aviões, 5% a mais do que em 2006. O processamento de carga, que teve um forte crescimento em anos anteriores, sofreu uma queda de 18%, fixando-se nas 180.935 toneladas, enquanto que o correio aéreo registrou uma diminuição de 2%, para 195 toneladas.

Inaugurado em 1995 e com capacidade para 6 milhões de passageiros, o aeroporto já está limitado nos períodos de maior tráfego e precisa se expandir para enfrentar as necessidades de curto, médio e longo prazos.

Expansão

O projeto de expansão do aeroporto de Macau já foi citado várias vezes pela empresa proprietária da infra-estrutura, mas as obras ainda não começaram devido a um impasse com o quadro de acionistas. O governo da ex-colônia portuguesa quer adquirir a totalidade do capital social da empresa.

Com um investimento superior a 1 bilhão de euros (R$ 2,5 bilhões), o projeto de expansão prevê o prolongamento da pista, atualmente com 3.360 metros, em cerca de 550 metros, além de completar o caminho de circulação paralelo à pista, aumentado a capacidade do local para cerca de 32 aterrissagens e decolagens por hora.

O plano prevê também o aumento das áreas de estacionamento de aeronaves das atuais 24 para mais de 50, expansão do terminal de passageiros e dos edifícios e serviços de apoio à aviação, ampliação das áreas de aviação executiva e novos acessos rodoviários ao aeroporto.

Projeto

Numa primeira fase de expansão, o Aeroporto de Macau terá uma capacidade de 12 a 15 milhões de passageiros. No final das obras, a estrutura vai suportar um número de 24 milhões de pessoas.

Ainda no primeiro semestre de 2008, devem ser iniciadas as obras de renovação da área de partidas com a criação de mais espaços de circulação de passageiros e aumento de áreas comerciais, ao mesmo tempo em que acontece o concurso dos projetos de construção de quatro a seis novas portas de embarque.

O Aeroporto Internacional de Macau é propriedade da Companhia do Aeroporto, cuja estrutura acionária é liderada pelo governo local, com 55%. O magnata Stanley Ho detém 35% das ações, e o restante capital é distribuído por pequenos acionistas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host