! OCDE sinaliza tendência de desaceleração de economia lusa - 11/01/2008 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/01/2008 - 13h07

OCDE sinaliza tendência de desaceleração de economia lusa

Lisboa, 11 jan (Lusa) - A economia portuguesa sinaliza tendência para a desaceleração, de acordo com o indicador da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), divulgado nesta sexta-feira.

O indicador avançado, que ajuda a avaliar as perspectivas da economia de um país ou região, caiu 0,37 ponto em novembro - a terceira redução em três meses em Portugal -, para 98,07 pontos.

Os indicadores avançados pela OCDE têm como índice 100 a média de longo prazo, o que significa que o indicador para Portugal está abaixo dessa média, indicando tendência de desaceleração.

A taxa de variação anual do indicador para Portugal foi de 0,61% em novembro, após registrar 0,96% em outubro, apresentando uma trajetória de desaceleração de nove meses consecutivos.

Demais países

Os indicadores da OCDE de novembro sugerem uma tendência de desaceleração da atividade econômica para os principais países da região e o indicador avançado para o conjunto da organização - da qual o Brasil não faz parte - baixou 0,5 ponto em novembro, para 99 pontos, ficando 2,2 pontos abaixo de novembro de 2006 e sinalizando uma desaceleração moderada.

Na Zona do Euro, que reúne os Estados europeus que utilizam a moeda única como oficial - o indicador caiu 0,3 ponto em novembro, para 98,1 pontos, e está 2,3 pontos abaixo do mesmo mês do ano anterior, indiciando também uma desaceleração econômica moderada.

O indicador avançado da OCDE para os Estados Unidos caiu 0,8 ponto em novembro, para 100,1 pontos, ficando 1,5 ponto abaixo do período homólogo de 2006 e apontando para uma desaceleração econômica.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host