! Parceria nipo-brasileira pode englobar africanos lusófonos - 15/01/2008 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/01/2008 - 17h07

Parceria nipo-brasileira pode englobar africanos lusófonos

Brasília, 15 jan (Lusa) - Os governos brasileiro e japonês planejam uma cooperação trilateral com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) na área dos biocombustíveis, no âmbito da reaproximação decorrente do centenário da imigração japonesa no Brasil.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores brasileiro e com a embaixada do Japão em Brasília, já existe uma parceria com dois Palop - Angola e Moçambique - no que diz respeito à concessão de bolsas de estudo no Brasil e na área de saúde, cooperação que deverá ser expandida para o setor do etanol.

Para o embaixador do Japão em Brasília, Ken Shimanouchi, os biocombustíveis e a TV digital serão os símbolos da parceria entre os dois países no século 21.

O Itamaraty reforça que há um grande interesse das duas partes em uma parceria em biocombustíveis, mas admite que haverá resistências no mercado japonês à entrada do álcool brasileiro.

"É preciso muito ímpeto para mudar processos já consolidados. O Brasil vai mexer com grandes interesses", afirmou na segunda-feira o embaixador Roberto Jaguaribe, da Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Jaguaribe acredita que a série de eventos que haverá este ano para homenagear a chegada dos primeiros imigrantes do Japão no território brasileiro será também um marco para o fortalecimento das relações econômicas entre os dois países.

O Japão era o segundo maior investidor no Brasil e perdeu essa posição nas últimas três décadas.

Segundo Jaguaribe, as trocas comerciais entre os dois países, de cerca de US$ 8 bilhões ao ano, também estão "aquém do potencial" das relações bilaterais.

O embaixador brasileiro afirmou ainda que há ainda a possibilidade de um acordo comercial entre o Japão e o Mercosul.

Os dois principais eventos das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa acontecerão em 23 de abril, no Japão, celebrando a partida dos primeiros imigrantes para o Brasil, e no dia 18 de junho, data da chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos, em 1908.

As solenidades contarão com a presença do príncipe herdeiro japonês, Nahurito.

Na próxima quinta-feira, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugura as comemorações com uma cerimônia no Palácio do Itamaraty, onde estarão presentes políticos, diplomatas e empresários dos dois países.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host