! Comissário vê sinais de estabilização da economia da UE - 04/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/05/2009 - 09h38

Comissário vê sinais de estabilização da economia da UE

Bruxelas, 4 mai (Lusa) - O comissário europeu para os assuntos econômicos, Joaquin Almunia, disse nesta segunda-feira ver sinais de "estabilização" da conjuntura na zona do euro, mostrando que esta "já não se encontra em queda livre", após uma fase aguda de recessão.

"Já não estamos em queda livre", declarou numa conferência de imprensa em Bruxelas de apresentação das últimas previsões da Comissão, revistas em baixa, para a atividade na Europa.

As recentes estatísticas na zona do euro mostram "sinais de estabilização", após uma recessão, acrescentou.

No entanto, "mesmo que haja sinais positivos, ainda não temos a massa crítica suficiente de estatísticas para dizer que estamos fora de perigo", frisou Almunia.

Os serviços prevêem em recuo da atividade de 4% em média nos 16 países da zona do euro e uma nova recessão em 2010, de 0,1%, ano que deveria no entanto marcar o início de "uma retoma fraca".

"Espero que tenha sido a última revisão em baixa das nossas previsões", disse o Comissário.

As novas previsões de Bruxelas estão ligeiramente mais favoráveis do que as do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE).

O FMI previu em 22 de abril uma contração da economia da zona do euro de 4,2% este ano, e de 0,4% em 2010. A OCDE aponta para menos 4,1% este ano e menos 0,3% em 2010.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host