! Desemprego na Espanha aumenta, mas ritmo é menor em 9 meses - 05/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/05/2009 - 08h28

Desemprego na Espanha aumenta, mas ritmo é menor em 9 meses

Madri, 5 mai (Lusa) - O desemprego na Espanha continuou a aumentar em abril, com mais 40 mil pessoas sem trabalho. Contudo, o crescimento de 1,09% no período foi o mais baixo em nove meses.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, no final de Abril os Serviços Públicos de Emprego tinham registrado um total de 3.644.880 desempregados.

Trata-se de um novo máximo histórico, o mais elevado desde 1996, mas é também o terceiro mês consecutivo em que a taxa de crescimento do desemprego desacelerou, depois de em janeiro o indicador ter crescido em 198 mil pessoas. Em fevereiro o aumento foi de 154 mil e em março foi de 123 mil.

Além disso, o desemprego aumentou 55,8%, o que equivale a 1,3 milhões de novos desempregados.

Apesar do número continuar a aumentar, Maravillas Rojo, secretária-geral de Emprego, destacou hoje que o crescimento foi o mais moderado dos últimos nove meses.

Rojo considerou, porém, que apesar da tendência de desaceleração no aumento de desemprego, o processo de ajuste da economia "não permite para já falar de uma inflexão do mercado de trabalho".

Em abril, o desemprego aumentou em todos os setores, especialmente entre os trabalhadores à procura de primeiro emprego (5,3%), os trabalhadores na área de serviços (0,57%) e na indústria (1,8%).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host