! UE deve fazer de tudo para atenuar crise, diz Durão Barroso - 05/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/05/2009 - 14h36

UE deve fazer de tudo para atenuar crise, diz Durão Barroso

Estrasburgo, França, 5 mai (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia (braço executivo do bloco europeu), Durão Barroso, disse nesta terça-feira estar determinado a que a União Europeia faça tudo ao seu alcance para ajudar aqueles que estão mais estão sofrendo com a crise econômica.

Durão Barroso falava perante o Parlamento Europeu, num debate sobre a cúpula de chefes de Estado e de Governo da UE de 17 e 18 de junho, em Bruxelas.

O debate acontece um mês e meio antes do próximo Conselho Europeu por ser a última sessão plenária da atual mandado antes das eleições europeias de junho.

Apontando que o Conselho Europeu deve se focar em várias questões-chave, "de importância capital para os meses e anos que se seguem", tais como o processo de ratificação do Tratado de Lisboa e o combate às alterações climáticas, Durão Barroso reconheceu que, "inevitavelmente (a questão central da reunião) vai ser novamente a crise".

Emprego

Na véspera de uma reunião sobre o Emprego - na quinta-feira em Praga -, ele disse que é necessário à UE priorizar os cidadãos, prestando "ajuda direta àqueles que perderam o emprego ou estão em risco de o perder".

"A nossa resposta à crise não pode ser limitada a medidas técnicas dirigidas a problemas de regulação", declarou o presidente da Comissão Europeia, defendendo que "a principal mensagem" da próxima cúpula deve ser a de "uma União Europeia ativa, olhando para o futuro, trabalhando arduamente em benefício dos cidadãos e que mereça a confiança dos cidadãos".

Durão Barroso anunciou perante o hemiciclo que, antes do encontro, a Comissão Europeia vai preparar uma "comunicação detalhada" sobre o emprego, com vista a medidas de apoio "àqueles que mais sofrem neste tempo de crise".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host