! Premiê volta a defender investimento público na economia - 07/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/05/2009 - 18h43

Premiê volta a defender investimento público na economia

Faro, 7 mai (Lusa) - O primeiro-ministro português, José Sócrates, voltou a defender o investimento público do Estado como a melhor forma de revitalizar a economia e promover o emprego, para ajudar Portugal a sair da crise.

"A melhor forma de lutar pelo emprego é realizar mais investimento público, que é absolutamente essencial para dar mais oportunidades às empresas que precisam desse dinamismo na nossa economia e para garantir mais possibilidade de emprego", afirmou Sócrates.

As declarações do premiê foram feitas no Algarve, sul de Portugal, onde participou da cerimônia que marcou o início da Iniciativa Emprego 2009 e apresentação dos Gabinetes de Inserção Profissional na região.

Sócrates afirmou que "foi a governança com responsabilidade realizada nos últimos três anos pelo Governo que permite agora ao Estado português estar em condições de ajudar as empresas, as famílias e os desempregados a enfrentarem as dificuldades".

"Foi apenas porque fizemos o trabalho de casa nos últimos três anos, porque pusemos as contas públicas em ordem, que agora estamos em condições de ajudar. Se não o tivéssemos feito estávamos agora na situação da Irlanda que não pode fazer nada pelo seu país a não ser aumentar impostos ou reduzir os salários dos funcionários públicos", acrescentou.

O primeiro-ministro luso afirmou que "mais investimento público, mais proteção às famílias, mais ajuda às empresas é a atitude de um Estado que quer vencer a crise".

"Um pouco por todo o mundo os governos o que estão a fazer é dar o seu melhor para promover mais investimento público e darem mais oportunidades à sua economia e ao seu mercado de trabalho. É isso que queremos fazer aqui em Portugal".

Sócrates ressaltou que "a melhor forma de fazer isso é Governo, câmaras municipais, juntas de freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) darem as mãos".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host