! Importações lusas de fora da UE caem quase 40% no 1° tri - 08/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/05/2009 - 09h26

Importações lusas de fora da UE caem quase 40% no 1° tri

Lisboa, 8 mai (Lusa) - As importações portuguesas de países fora da União Europeia caíram 38,4% no final do primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2008, indicam dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) luso.

Por outro lado, as exportações portuguesas para os Países Terceiros caíram 21,9%, resultando assim num "desagravamento do déficit da balança comercial em 1,027 bilhão de euros", cita o INE.

Assim, de janeiro a março de 2009, Portugal exportou para os Países Terceiros 1,792 bilhão de euros em bens (em comparação aos 2,296 bilhões no primeiro trimestre de 2008) e importou 2,451 bilhões de euros (contra os 3,982 bilhões no ano passado).

A taxa de cobertura (importações menos exportações) subiu para 73%, em comparação aos 57% há um ano.

O INE nota num boletim mensal que "a análise das trocas comerciais de bens com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) revela que apenas o Brasil se destaca como um parceiro comercial de relevo, tendo os restantes países um peso reduzido no comércio extracomunitário de Portugal".

Acrescenta porém que "a balança comercial de bens para este bloco de países apresenta tradicionalmente um saldo deficitário".

"Em termos de bens transacionados, é de destacar a importação de produtos agrícolas primários e a exportação de produtos agrícolas transformados", indica igualmente o INE.

Excluindo os "Combustíveis e lubrificantes", constata-se que no primeiro trimestre de 2009 as exportações diminuíram 15,6% e as importações 30,9%, relativamente a igual período do ano anterior.

Para o INE, estes números "demonstram claramente a importância dos Combustíveis e lubrificantes no comércio extracomunitário e o seu impacto no saldo da balança comercial com os Países Terceiros".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host