! União Europeia fecha acordo para criar rede de gasodutos - 08/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/05/2009 - 10h57

União Europeia fecha acordo para criar rede de gasodutos

Praga, 8 mai (Lusa) - A União Europeia e oito países do Cáucaso, Ásia Central e Oriente Médio entraram em acordo nesta sexta-feira sobre a criação do chamado "Corredor do Sul", que consiste numa rede de gasodutos para transportar hidrocarbonetos para o mercado do bloco europeu.

Os participantes da cúpula que aconteceu nesta sexta-feira em Praga divulgaram uma declaração que estabelece o compromisso de a União Europeia, Azerbeijão, Geórgia, Egito e Turquia construírem a rede de gasodutos e oleodutos necessária para dar forma ao projeto.

Também participam do encontro representantes do Uzbequistão, Cazaquistão e Turquemenistão (países produtores de gás e petróleo que darão escoamento à sua produção pelo corredor).

A declaração final frisa que os 27 darão "apoio político e, onde seja necessária, assistência financeira e técnica" para a realização das obras.

A UE e aqueles países acordaram também um mecanismo para estipular "um volume de gás suficiente" que permita a viabilidade dos gasodutos projetados.

As reservas comprovadas de gás nesses países são muito importantes e ultrapassam em muito as da Rússia, primeiro produtor e exportador mundial, e também o principal abastecedor da Europa.

Segundo os especialistas da Comissão Europeia, o Corredor do Sul poderá transportar em 2020 cerca de 10% da demanda por gás do bloco europeu.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host