! Empresa lança jogo inspirado em megafraude de Madoff - 11/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/05/2009 - 09h00

Empresa lança jogo inspirado em megafraude de Madoff

Lisboa, 11 mai (Lusa) - A empresa norte-americana Cellufun lança nesta segunda-feira em todo o mundo um jogo eletrônico chamado "Made Off", que é baseado nas fraudes cometidas pelo investidor Bernard Madoff e que permite construir um esquema em pirâmide para roubar investidores.

O "Made Off", que pode ser jogado em celulares ou em computadores pessoais bastando fazer um download grátis a partir do site da empresa, transforma os jogadores em gestores de fundos, sendo o objetivo roubar o mais possível dos investidores.

O jogo não funciona, no entanto, com dinheiro real, mas sim com troca de pontos chamados "cellupoints".

Além disso, os jogadores devem conquistar clientes para serem seus investidores, enquanto estes tentam gerir os seus recursos, recuperando as perdas e aumentando lucros. Quando os esquemas são descobertos pela polícia federal, os gestores têm de fugir e os investidores que ainda estiverem em jogo perdem tudo.

A ideia do jogo pareceu ao presidente da Cellufun "um tópico interessante para um game" até porque permite "aprender alguma coisa sobre como a gestão de fundos está a ser feita".

Para Neil Edwards, o "Made off" é uma "versão do Banco Imobiliário para a geração Madoff" com uma "função pedagógica".

O gestor Bernard Madoff, de 71 anos, ficou conhecido por ter protagonizado o maior esquema de fraude em pirâmide conhecido e que lesou os investidores em mais de US$ 50 bilhões.

Como se declarou culpado, Madoff aguarda sentença - marcada para 16 de junho -, sendo que sua pena pode chegar a 150 anos.

Madoff não é só inspiração para jogos, já que a sua fraude será também passada para o cinema pelo cineasta Edmund Druilhet.

O filme vai se chamar "Madoff made off with America" e Druilhet pretende que seja protagonizado pelo ator Dustin Hoffman.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host