! OCDE prevê forte contração econômica para África em 2009 - 11/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/05/2009 - 08h24

OCDE prevê forte contração econômica para África em 2009

Paris, 11 mai (Lusa) - Depois de cinco anos de forte crescimento, a economia africana deverá sofrer uma contração brutal em 2009, devido à crise mundial que poderá afetar alguns avanços democráticos no continente, indica a OCDE num relatório divulgado nesta segunda-feira.

O Produto Interno Bruto (PIB) africano deverá crescer 2,8%, ou seja, menos de metade do registrado em 2008 (5,7%), antes de uma "retomada moderada" em 2010 (4,5%), prevê a OCDE (Organização de Desenvolvimento e Cooperação Econômica), considerando otimistas tais previsões.

"A integração progressiva do continente africano na economia mundial, desde há 15 anos, aumentou a sua fragilidade face às contrações bruscas dos fluxos financeiros", aponta o documento. Além disso, a redução das transferências de dinheiro dos trabalhadores emigrados em função da crise é apontado como um dos principais fatores para a quebra.

Os países africanos são também fortemente afetados pela redução do comércio mundial e a desvalorização das matérias-primas (petróleo e cobre, por exemplo) o que reduz suas receitas, ameaçando a estabilidade macroeconomia recente conquistada.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host