! Em Portugal, atividade na construção recua 4,4% em março - 12/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

12/05/2009 - 08h46

Em Portugal, atividade na construção recua 4,4% em março

Lisboa, 12 mai (Lusa) - A atividade no setor da construção caiu 4,4% em março em termos homólogos, enquanto o emprego e as remunerações no ramo diminuíram ambos 5,8%, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os Índices de Produção, Emprego e Remunerações na Construção do INE, a evolução da atividade "foi caracterizada pela manutenção de valores negativos na construção de edifícios, apenas parcialmente compensada pelo segmento da engenharia civil, que registrou uma taxa de variação positiva".

O segmento construção de edifícios apresentou uma diminuição homóloga de 9%, "com uma contribuição de menos 4,7% para a variação total", enquanto o segmento engenharia civil viu um crescimento de 0,6%, "tendo contribuído com 0,3 ponto percentual para a variação do índice agregado".

A construção de edifícios apresentou uma variação média anual de menos 6,2%, enquanto a engenharia civil registrou uma variação de 2,1 %.

Em relação ao nível de emprego, o INE apontou para uma diminuição homóloga de 5,8% em março, menos 0,5 ponto percentual em relação à variação de fevereiro.

Em comparação ao mês anterior, o emprego no setor recuou 0,6%, enquanto a taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de -3,1%.

Em março, as remunerações registraram uma variação homóloga de -5,8%, depois de terem apresentado uma redução de 6,8% em fevereiro.

Quando comparadas com o mês anterior, "as remunerações registraram uma variação de 2,9%", enquanto "a taxa de variação média nos últimos 12 meses fixou-se em menos 0,2%", indica o INE.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host