! Israelenses planejam construir hospital de luxo em Portugal - 14/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

14/05/2009 - 19h14

Israelenses planejam construir hospital de luxo em Portugal

Nazaré, Leiria, 14 mai - A construção de um hospital de luxo na cidade Nazaré, no centro de Portugal, será iniciada em 2010 por investidores israelenses, anunciou o empresário que lidera o grupo, Leon Edery.

Após visitar o terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Nazaré para a implantação da unidade de saúde, acompanhado pelo embaixador de Israel em Portugal, Leon Edery explicou as negociações com o Ministério luso da Saúde sobre o projeto ainda estão em andamento.

"Se tudo correr bem, no mês de outubro começa a fase de projeto, para a construção iniciar em 2010", declarou no final da visita, a que se associaram outros potenciais investidores, esclarecendo que as negociações com a tutela pretendem que "as coisas avancem rapidamente".

O empresário adiantou que o hospital, "privado" e de "luxo", terá entre 240 a 250 camas, sendo que 10% destas são destinadas a pessoas com dificuldades econômicas, para usufruírem gratuitamente do serviço de saúde.

"É um hospital grande, de luxo, com equipamentos dos melhores, para dar um serviço à população e capaz de atrair médicos", afirmou Leon Edery, apontando que o valor estimado para a obra se situa entre 150 e 200 milhões de euros (entre R$ 427,38 a R$ 569,84 milhões).

Projeto

O investidor disse também que o projeto pretende integrar uma escola de saúde e que deverá criar 500 novos postos de trabalho.

A unidade de saúde, que deve ser instalado a três quilômetros da vila de Nazaré, será desenvolvida por um grupo de investidores israelenses, mas a sua gestão fica sob a responsabilidade de "três grandes grupos estrangeiros" ligados à saúde, que Leon Edery não especificou.

O prefeito de Nazaré, Jorge Barroso, reafirmou o empenho local e o acompanhamento da construção, considerando que a visita, embora não tenha culminado na formalização de um contrato escrito, foi um "pré-compromisso".

O embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, destacou que o projeto do hospital para Nazaré, local que visitou pela primeira vez, é uma "excelente ideia".

Ehud Gol sublinhou o fato de ser de iniciativa privada e de integrar a "colaboração" na área econômica entre os dois países. "É um projeto de grande visão", acrescentou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host