! Produtor celebra exportação de vinho português a 120 países - 17/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/05/2009 - 11h16

Produtor celebra exportação de vinho português a 120 países

Vila Real, 17 mai (Lusa) - A Symington Family Estates possui 25 propriedades no Douro, onde são produzidos vinhos do Porto e Douro DOC que já são vendidos em 120 países, disse um dos membros da família.

Charles Symington, enólogo de 39 anos, é um dos vários membros da família que se envolvem diretamente na produção e comercialização dos vinhos produzidos no Douro, a mais antiga região demarcada do mundo.

Segundo disse à Agência Lusa, os vinhos produzidos nas 25 quintas espalhadas pela região duriense, desde Lamego, passando por Vila Nova de Foz até ao vale da Vilariça, são vendidos em 120 mercados internacionais. São cerca de 2000 hectares de propriedades e 900 de vinha.

"Mais de 95% do nosso negócio é exportação. O vinho do Porto é um vinho clássico que está divulgado por quase todo o mundo", salientou.

Após o "sucesso" alcançado nos Estados Unidos, abrem-se agora as portas do Leste para os vinhos do Porto, como da Rússia e Polônia.

Os membros da família estão ativamente envolvidos na gestão diária da Grahams, uma das suas principais marcas.

Charles explicou que, desde a vinha ao processo de vinificação, do envelhecimento ao engarrafamento, um dos Symington é diretamente responsável por cada garrafa de vinho do Porto da Grahams produzida.

Além desta marca, os Symington são ainda responsáveis pela produção do vinho do Porto Warres, Dows, Smith Woodhouse, Quinta do Vesúvio.

Embora especialista em vinho do Porto, esta família produz também vinhos de mesa como o Altano, Post Scriptum e Chryseia, gama que será agora ampliada com o Douro DOC Quinta do Vesúvio 2007.

"O vinho de mesa representa à volta de 5% da totalidade da nossa produção. Mas, devido ao grande investimento na plantação de novas vinhas estamos numa situação de termos matéria-prima para produzir vinhos de alta qualidade das duas gamas", salientou.

Charles Symington diz que faz "todo o sentido" um produtor de vinho do Porto ter também vinho de mesa em oferta.

A linhagem da família Symington no comércio de Vinho do Porto estende-se por um período de mais de 350 anos, através de 13 gerações, desde Walter Maynard (cônsul inglês no Porto em 1659) até à atual geração.

Mas não é só de vinho que fala a história desta família.

Os Symington possuem uma filosofia de responsabilidade social com vista ao apoio de instituições carentes na área da saúde, da terceira idade e da infância, em regiões onde a empresa tem atividade econômica, como é o caso da Região Demarcada do Douro.

Nos vários apoios concedidos pela Symington ao longo dos anos incluem-se a aquisição de equipamentos para o Hospital Maria Pia e para a unidade de Neonatologia do Hospital de Santo António, ambos no Porto, a oferta de equipamento eletrônico de cirurgia para o Hospital de Vila Real, equipamento de raio X e de suporte de vida para o Centro de Saúde de Alijó e uma ambulância para os bombeiros do Pinhão.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host