! GM suspende atividades na Venezuela por falta de divisas - 19/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/05/2009 - 20h52

GM suspende atividades na Venezuela por falta de divisas

Caracas, 19 mai (Lusa) - A General Motors da Venezuela vai paralisar, no final de junho, a montagem local de veículos, devido aos atrasos do Governo venezuelano em autorizar as divisas necessárias para a importação de peças, impedindo a empresa de cumprir os compromissos internacionais com fornecedores.

"Apesar de todos os nossos esforços, nos vemos obrigados a cessar operações no próximo mês" anunciou o presidente da GM local, Ronaldo Znidarsis, revelando que a dívida atual da empresa para com os fornecedores estrangeiros é de aproximadamente US$ 1,2 bilhão.

"Os nossos fornecedores internacionais têm sido muito pacientes mas alguns suspenderam as encomendas de mercadorias em Janeiro, porque tinham facturas pendentes desde há um ano", acrescentou.

A medida afetará quase 4.000 trabalhadores diretos e 70 mil indiretos, porque "sem produção é difícil cumprir as obrigações com os trabalhadores".

Na Venezuela vigora, desde 2003, um sistema de controle cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país.

A importação de produtos depende da autorização da Comissão de Administração de Divisas (CADIVI) e da prioridade que representam. Nos últimos meses, empresas e entidades individuais reclamam de atrasos na concessão de moeda estrangeira causados por suposta falta de divisas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host