! Portugal é país mais competitivo do sul da Europa, diz estudo - 19/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/05/2009 - 19h51

Portugal é país mais competitivo do sul da Europa, diz estudo

Lisboa, 19 Mai (Lusa) - Portugal é o país mais competitivo do sul da Europa, afirma o ranking da universidade suíça Institute for Managment Development (IMD). Em relação a 2008, o país subiu três posições.

A pesquisa aponta que Portugal ultrapassou a Espanha, pela primeira vez desde 2005, a Itália e a Grécia, ocupando o 34º lugar numa lista de 57 países.

Em relação aos países da União Europeia, Portugal ocupa o 16º lugar, ganhando duas posições ao ultrapassar a Espanha e a Estônia.

Dos 24 países da UE incluídos no estudo - Letônia, Malta e Chipre não foram considerados - 12 desceram de posição e quatro ficaram no mesmo lugar.

Em relação a 2007, Portugal ganhou também cinco posições; na comparação com 2005, subiu dois lugares. Desta forma, foi um dos cinco países da UE que mais melhoraram neste ranking em 2008.

O comportamento de Portugal no quadro da União Europeia apenas é comparável ao da Alemanha e Suécia (também subiram três lugares) e inferior ao progresso da Lituânia (subiu cinco posições) e da Finlândia (progrediu três posições).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host