! Portugal está hoje mais bem preparado para crise, diz OCDE - 21/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/05/2009 - 10h25

Portugal está hoje mais bem preparado para crise, diz OCDE

Lisboa, 21 Mai (Lusa) - O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría afirmou nesta quinta-feira que Portugal está atualmente mais bem preparado para enfrentar a crise do que no passado, mas que é necessário continuar a insistir nas reformas estruturais.

"Portugal está mais bem preparado hoje para enfrentar a crise devido a decisões tomadas anteriormente", afirmou o responsável numa conferência internacional sobre a crise econômica global, que ocorre em Lisboa.

"Contudo, é necessário continuar as reformas. É essencial", frisou Angel Gurría.

Segundo o responsável, Portugal tem de acelerar o ritmo nesse sentido, considerando que este é, provavelmente, o melhor momento para pôr em prática políticas reformistas.

"Se calhar, este é o melhor momento para essas reformas porque as pessoas estão conscientes de que elas são necessárias", defendeu.

Apesar de considerar que ainda há trabalho a fazer, Angel Gurría elogiou a política reformista do governo luso.

"Temos acompanhado Portugal nos últimos anos nas suas decisões políticas e temos observado com grande admiração que têm existido grandes reformas estruturais no âmbito do Trabalho e da Segurança Social que tornaram a economia mais flexível", afirmou.

Sobre a situação de crise mundial, o secretário-geral da OCDE disse que se está assistindo "a um massivo erro da regulação, da supervisão e do governo das sociedades".

"A prioridade da OCDE é criar uma economia forte e limpa" e promover "mercados abertos e o emprego", combatendo a tentação "do nacionalismo econômico", concluiu.

A Conferência Internacional "Responder à crise econômica global" é uma iniciativa conjunta do BIAC - Business and Industrial Advisory Committee da OCDE e da AIP-CE (Associação Industrial Portuguesa - Confederação Empresarial).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host