! TV de Macau lança canal para ligar China a lusófonos - 23/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

23/05/2009 - 11h51

TV de Macau lança canal para ligar China a lusófonos

Macau, 23 mai (Lusa) - Vinte cinco anos depois das primeiras transmissões, a Teledifusão de Macau (TDM) aposta na ligação entre a China e os países de língua portuguesa com o lançamento de um canal por satélite.

Depois de "muitas dificuldades" financeiras e tecnológicas que o presidente da Comissão Executiva da TDM, Manuel Gonçalves, classificou como "próprias de um certo período de Macau", a emissora vive há cerca de cinco anos "uma estabilidade e uma capacidade de começar a pensar no futuro".

"A TDM existe para servir a população de Macau. É o serviço público de televisão e rádio", disse. Além disso, até o final do ano, a empresa vai emitir cinco canais digitais e lançar o canal por satélite com o objetivo de ligar a China aos países de língua portuguesa, pois a plataforma de Macau "não pode ser apenas econômica".

Manuel Gonçalves explicou que os conteúdos do novo canal não podem ser apenas produzidos pela TDM, pois deve contar com material das emissoras chinesas e dos países de língua portuguesa, oferecendo a "tradução e digitalização" dos conteúdos.

Projetos

Em relação ao seminário que vai reunir Macau, a China e os países de língua portuguesa, marcado para segunda-feira, o executivo defendeu que será dado o "pontapé de saída" da cooperação, onde a TDM apresentará as suas ideias para o projeto por satélite e quer ouvir as opiniões dos responsáveis das outras estações.

"Esta ideia tem de ser consubstanciada com o apoio das várias televisões quer da China quer dos países de língua portuguesa", disse, ressaltando que a TDM deve ser "um centro de troca de programas, depositário de programas quer da China quer dos países de língua portuguesa".

Para o futuro, Gonçalves disse que deve acontecer o aumento gradual da produção local com base no "entretenimento e na informação", já que a maioria dos acontecimentos locais, como as tradições, está documentada pela emissora.

O canal Vida, também um dos lançamentos da TDM ao longo de 2009, será a base do aumento da produção local com a vertente comunitária a ser o principal motor da programação prevista, afirmou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host