! Consultora usa método matemático para ajuda contra crise - 24/05/2009 - Lusa - Economia
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24/05/2009 - 13h33

Consultora usa método matemático para ajuda contra crise

Lisboa, 24 mai (Lusa) - As empresas devem aumentar o seu investimento em períodos de crise para manter a posição no mercado e aproveitar oportunidades, disseram à Agência Lusa os representantes da consultora espanhola Let's Marketing.

A consultora, que abriu neste mês uma filial em Lisboa, designada como Let's Lusa, baseia as suas estratégias no marketing intelligence, ou seja, em ferramentas que permitem analisar vários dados do mercado e da empresa em causa para explicar e prever o comportamento dos produtos e serviços e poder aconselhar nas decisões.

"Em períodos de crise econômica, as empresas são obrigadas a reduzir os gastos, mas deveriam manter ou mesmo aumentar os níveis de investimento", disse um dos fundadores da consultora, Juan Reynolds.

Uma dificuldade comum em muitas organizações, disse o empresário, é "distinguir entre gastos e investimento", o que leva habitualmente a que ambos sejam reduzidos quando há problemas.

Esta decisão, que Juan Reynolds considera piorar o comportamento das empresas, "tem de ser alterada" para superar a crise financeira.

"O marketing intelligence permite não só saber que parte do orçamento são custos e que parte é investimento, mas também medir e quantificar a rentabilidade de cada uma das ações de marketing, o que possibilita que as empresas possam investir mais nas que lhe são rentáveis", explicou.

Método

O conceito envolve modelos econométricos que "fazem uma representação matemático-estatística da realidade" para ficar a conhecer as relações de maior interesse para a gestão das empresas, explicou.

Estes modelos facilitam as respostas a perguntas como "que efeito tem nas minhas vendas um aumento do preço?" ou "que promoções são mais rentáveis e através de que canais?" ou ainda "que meios de comunicação são mais rentáveis para mim?".

"Se as empresas não forem capazes de medir as suas atividades de marketing e o impacto que estas têm [em termos de vendas, de valor da marca ou de cota de mercado e rentabilidade] nunca conseguirão deixar de ter dinheiro mal gasto", disse Juan Reynolds, lembrando que "a consequência imediata é que a empresa se torna ineficiente e dificilmente consegue cumprir os seus objetivos".

A Let's Lusa vai apresentar segunda-feira as suas soluções para a "otimização dos objetivos de negócios" durante a celebração da 5ª Conferência Internacional de Contact Centers de Portugal, em Sintra, na região de Lisboa.

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