! Portugal divulga investimentos em redes de fibra óptica - 24/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/05/2009 - 10h42

Portugal divulga investimentos em redes de fibra óptica

Lisboa, 24 mai (Lusa) - O Governo português vai desenvolver, entre segunda e quarta-feira, um conjunto de iniciativas para divulgar vários investimentos em Redes de Nova Geração (RNG), evidenciando o impacto esperado destas redes de fibra óptica na economia portuguesa.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, e o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, estarão, na segunda-feira, no Porto para visitar dois investimentos das operadoras Portugal Telecom e Zon.

Os representantes do Governo vão visitar também a empresa Cabelte, em Vila Nova de Gaia, o único produtor de fibra óptica da Península Ibérica.

Na terça-feira, assistem ao lançamento de licitações públicas para as Redes de Nova Geração (RNG) em Góis, Coimbra. No dia seguinte, vão assistir ao lançamento do cluster das RNG, com a participação de operadores e de várias empresas do setor das tecnologias e da investigação, de acordo com o programa divulgado pelo governo.

Estas iniciativas do Governo pretendem "evidenciar o impacto que essas redes terão na economia", como a "velocidade de comunicação, criação de novos serviços, corte nos custos - visto que haverá menos necessidade de deslocações - e maior eficiência", diz uma nota do Ministério das Obras Públicas.

Objetivos

Com estas iniciativas, o governo pretende ainda "mostrar o emprego que está a ser criado, já em 2009, e os efeitos no combate à crise".

Durante estes eventos, "será anunciado o apoio do governo à extensão das RNG às zonas rurais e assinado um acordo com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para o financiamento de iniciativas neste setor".

As RNG são estruturas de fibra óptica que prometem revolucionar o modo de vida das famílias e das empresas, ao permitir uma velocidade elevada de navegação na internet, entre 50 a 100 megabytes por segundo, como, por exemplo, descarregar um arquivo de 1 gigabyte em poucos segundos.

As RNG são consideradas prioritárias pelo governo, que lhes dedicou um investimento de 50 milhões de euros no pacote de medidas de estímulo da economia que apresentou para contrariar a crise mundial.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host